ABBY E BRITTANY, AS GÊMEAS SIAMESAS MAIS FAMOSAS DO MUNDO. Abby e Brittany foram reveladas na TV norte-americana em 1996, durante uma transmissão do programa de Oprah Winfrey.
No começo da década de 1990, uma aparição cativou a atenção da população norte-americana ao sintonizar o aparelho televisor no show da apresentadora Oprah Winfrey; na tela, surgia um único corpo, mas que carregava duas cabeças pensantes, chocando os telespectadores estadunidenses.
Tratava-se das gêmeas siamesas Abigail Loraine "Abby" Hensel e Brittany Lee Hensel, ainda jovens e levadas ao palco da atração transmitida nacionalmente após os produtores do programa ver a reportagem das garotas na revista Time. Conhecidas nacionalmente, chamaram atenção pela rara condição física, acrescentando que a separação chegou a ser cogitada pelos pais, mas devido aos riscos de morte, foi descartada. Dessa maneira, elas aprenderam a se comunicar e compartilhar o mesmo corpo, tendo de coordenar os movimentos e as funções fisiológicas.
NOTÍCIAS / ANTROPOLOGIA ESTUDO SUGERE QUE JÁ EXISTIAM PESSOAS NÃO BINÁRIAS NA PRÉ-HISTÓRIA A pesquisa chama atenção a compreensão de gênero há, pelo menos, 4 mil anos atrás...
NOTÍCIAS / ANTROPOLOGIA ESTUDO SUGERE QUE JÁ EXISTIAM PESSOAS NÃO BINÁRIAS NA PRÉ-HISTÓRIA.
A pesquisa chama atenção a compreensão de gênero há, pelo menos, 4 mil anos atrás.
Uma dupla de pesquisadores da Universidade de Göttingen, localizada na Alemanha, realizou uma análise em diversas sepulturas neolíticas e da Idade do Bronze, Uma dupla de pesquisadores da Universidade de Göttingen, localizada na Alemanha, realizou uma análise em diversas sepulturas neolíticas e da idade do Bronze.
A história de Abby e Brittany Hensel, as famosas gêmeas conjugadas.
Abby e Brittany Hensel nasceram como gêmeas conjugadas em 1990. Sua distinção vem com o fato de terem um corpo unido com cabeças diferentes com as quais cada gêmea usa para controlar uma das metades do corpo. Sua experiência corajosa e comovente as colocou em destaque quando foram premiadas pelo reality show Abby e Brittany do canal americano TLC Network, que foi ao ar em 2012. No auge do seu reality show, elas optaram por levar uma vida mais discreta, saindo um pouco do centro das atenções. Se você está curioso sobre a vida delas, continue lendo.
Inseparáveis desde o início
Quando Abby e Brittany nasceram, elas estavam unidas pelo mesmo corpo. No dia de seu nascimento, precisamente 7 de março de 1990, Patty e Mike, seus pais, foram surpreendidos. Em primeiro lugar, porque nunca imaginaram que teriam gêmeas, e certamente não gêmeas conjugadas.
Quando receberam a notícia, Patty e seu marido Mike perguntaram sobre qualquer procedimento médico possível para separar as gêmeas conjugadas, assim como qualquer pai faria, mas quando foram informados pelos médicos sobre a pouca chance de sucesso, arquivaram o plano e optaram por criar as crianças assim mesmo. Essa decisão sem dúvida atraiu a atenção do público, mas os pais lidaram bem isso.
Diferente do resto
Abby e Brittany nasceram como gêmeas dicéfalas. Este é um distúrbio médico raro, onde os gêmeos nascem compartilhando o mesmo corpo, mas com cabeças diferentes.
Colocando isso em perspectiva, na história médica, a incidência de gêmeos conjugados já é uma raridade, mas ainda mais raro é a taxa de gêmeos que compartilham o mesmo corpo. A forma uniformizada do corpo fez parecer que elas compartilhavam um único corpo, mas elas têm corpos distintos, embora unidos em um. Os médicos pensaram que não iriam durar muito, mas as gêmeas passaram por esse estágio. Como havia poucos gêmeos dicéfalos que viveram além dessa fase, o caso das gêmeas começou a atrair mais atenção.
Acostumando-se uma com a outra.
De uma forma geral, as gêmeas Hensel têm o mesmo corpo. No entanto, cada uma controla seu lado. Crescendo, elas aprenderam o valor de coordenar seus movimentos, mas foi difícil dominar atividades como rastejar e caminhar.
Embora as gêmeas tenham um corpo compartilhado, elas não podem sentir o lado do corpo da outra gêmea. Abby só pode sentir o que acontece do lado direito, enquanto o lado esquerdo pertence à Brittany.
O processo de formação
Normalmente, todos os gêmeos idênticos são formados a partir de um único óvulo dividido em dois depois de ter sido fertilizado pelo esperma do pai. Se o óvulo não for totalmente dividido, o resultado serão gêmeos conjugados, e foi isso o que aconteceu no caso de Abby e Brittany.
Elas têm partes de seus corpos compartilhadas entre as duas, e outras partes que permanecem no controle apenas de uma delas devido à divisão incompleta do óvulo no ventre da sua mãe. Gêmeos conjugados são formados nos primeiros meses de gravidez, mesmo sem que a mãe saiba. Elas compartilham alguns órgãos internos como costelas, fígado e sistema reprodutivo, mas têm outros órgãos separados.
Um corpo, mentes distintas
Embora unidas, as gêmeas pensam e raciocinam de maneira separada. Elas têm diferentes personalidades e interesses. Quando eram pequenas, ao serem questionadas, responderam que cada uma tinha uma cabeça própria.
Elas tinham que usar os mesmos vestidos devido ao seu corpo compartilhado, mas as meninas podiam ser facilmente diferenciadas por seus diferentes estilos, pois faziam escolhas contrastantes em coisas relacionadas a penteados, calçados e leggings. Abby era mais feminina e amava cores brilhantes, enquanto Brittany era mais moleca. As gêmeas também não tinham a mesma altura, com Abby sendo 10 cm mais alta que sua irmã.
Relação familiar
Os pais de Abby e Brittany proporcionaram um ambiente familiar carinhoso para elas e seus irmãos (um menino e uma menina). Seguindo a natureza das condições nas quais as meninas nasceram, era necessário que fossem criadas com amor e apoio e seu pai (um carpinteiro) e sua mãe (uma enfermeira) agiram admiravelmente bem ao atender às necessidades de suas filhas.
No que se tratava de disciplina, seus pais garantiram que fosse aplicada separadamente. Esta bela vida familiar as ajudou a construir uma força mental resistente e um bom caráter.
Não completamente iguais
Além do fato de terem cabeças diferentes, Abby e Brittany são dois indivíduos diferentes em todos os sentidos da palavra. Elas têm diferentes sistemas imunológicos, o que significa que era possível que uma ficasse doente e a outra não.
Em duas ocasiões em particular, apenas Brittany pegou pneumonia. Durante esses períodos, as gêmeas desejaram estar separadas. Sim, as meninas compartilham alguns órgãos (diafragma, intestino e bexiga).
Desigualdade de altura
Abby é um pouco mais alta que a irmã, e isso significava que Brittany tinha que compensar seu déficit de altura de 10 cm andando na ponta do pé, tornando a caminhada mais equilibrada.
Com a prática constante, elas aprenderam a andar, correr, andar de bicicleta, fazer esportes e todas as atividades psicomotoras de maneira refinada e coordenada. Sua condição nunca as impediu de aprender coisas novas e elas tinham interesse em aprender a nadar, jogar boliche, tocar piano.
Famosas desde os 6 anos de idade
As gêmeas Hensel viraram sensação mundial desde a infância, pois tinham uma vida saudável, ao contrário de outros com sua condição. Sua fama foi impulsionada ainda mais quando foram convidadas para o programa da Oprah para contar como eram as suas vidas com tal condição.
Isso abriu uma enxurrada de oportunidades para elas, pois foram procuradas por várias mídias dispostas a entrevistá-las e apresentá-las em programas de TV. As portas dos canais BBC e Discovery foram abertas para elas.
Melhores amigas
Estar no mesmo lugar, ao mesmo tempo, fazendo tudo juntas, não é uma questão de escolha para as gêmeas. Elas precisam ser a melhor amiga uma da outra pelo resto da vida.
FONTE: WALLACY FERRARI, PUBLICADO EM 25/02/2023, ÀS 20H00 - ATUALIZADO EM 09/03/2023, Portal AH - PESQUISA NA INTERNET - MATÉRIA COM ADAPTADA POR CARLOS PÉPER JORNALISTA ✍️REPUBLICAÇÃO DE DOMÍNIO PÚBLICO; Acesse site - www.radiodigitalsoricaba.com