Nascido na cidade de Três Corações (MG), em 1940, Pelé ganhou o mundo graças ao futebol.
Foi reconhecido por onde passou, pelo povo e personalidades de todas as esferas da sociedade.
Pelé deixa seis filhos, Kelly Cristina, Jennifer, Edinho, do casamento com Rosemeri dos Reis; Joshua e Celeste, do casamento com Assíria. O ex-jogador ainda teve duas filhas que não reconheceu oficialmente, Sandra, que faleceu em 2006, fruto da relação com Anisia Machado, e Flávia, com Lenita. o futebol, além dos feitos com a bola nos pés, foi reconhecido como o Jogador do Século pela a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), Melhor Jogador do Século pela Fifa e Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional.
Fora do futebol, atuou como empresário e foi Ministro do Esporte, em 1995, durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso, Embaixador da Boa Vontade da UNESCO e da ONU, entre outras atividades.
O maior da história do futebol. Pelé foi tricampeão mundial pela seleção brasileira da Copa do Mundo, em 1958, na Suécia, em 1962, no Chile e, por fim, em 1970, no México.
Fez 114 partidas representando o Brasil e anotou 95 gol. ez história, também, com a camisa do Santos, seu único clube no país. Foram 1116 jogos pelo Peixe e 1091 gols. Pelé ainda defendeu o New York Cosmos, dos Estados Unidos, já em fim de carreira, onde atuou por 111 vezes e mandou 65 bolas para as redes.
Ao todo, foram 1.366 jogos e marcou um total de 1.282 gols,
A luta contra a doença. No último dia 2, Pelé foi diagnosticado com uma infecção respiratória.
Pelé iniciou tratamento contra um tumor no cólon em 2021. Pelé já foi submetido a uma cirurgia para retirada do tumor, em setembro do ano passado. Sua saúde já havia sido assunto no início do ano, quando exames constaram a metástase que atinge o intestino, pulmão e o fígado. Dia 20, quando começou a Copa, Pelé postou nas redes sociais sobre os 100 anos de sua mãe, Dona Celeste.
Pelé canta de autoria própria no 'Programa do Jô'
Jô Soares entrevista Pelé sobre carreira, futebol e música, além de falar da Copa do Mundo de 2014.
O ex-jogador de futebol Pelé (71) gravou uma entrevista especial para o apresentador Jô Soares (73) nesta segunda-feira, 7. Com um programa inteiro dedicado ao atleta, Jô passou por vários assuntos, como a carreira, o futebol e a música. Essa última, inclusive, foi até apresentada por Pelé, que cantou para o público a canção Meu Legado, que foi escrita por ele mesmo.
Além, o esportista também declarou o seu carinho pelo Santos. “O Santos é uma fábrica de craques como o Neymar e Robinho. Lá os jogadores são formados pelo próprio clube”, afirmou ele, que acredita que o país estará preparado para a Copa do Mundo de 2014. “Acho que vai dar tempo de construir todos os estádios. Queremos mostrar o Brasil fora do campo e, depois de conseguir esses eventos tão importantes como a Copa do Mundo e Olimpíadas, temos que entregar um ótimo trabalho”.
Durante uma conversa descontraída, Pelé também relembrou momentos de seus tempos na Seleção Brasileira. “Quando estava na Suécia, eu e Mané Garrincha fomos comprar um rádio de pilha que não tinha no Brasil na época. Na hora de testar o aparelho para ver a potência do som, Garrincha disse que não levaria o rádio, porque não entendia nada do que ele estava falando”, contou.
Frases de personalidades sobre Pelé
"O difícil, o extraordinário, não é fazer mil gols, como Pelé. É fazer um gol como Pelé".
Carlos Drummond de Andrade, poeta
"No momento que a bola chega aos pés de Pelé, o futebol se transforma em poesia".
Pier Paolo Pasolini, cineasta. "Perguntem a qualquer zebra de Jardim Zoológico: 'Qual é o maior jogador do mundo?'. Todas as zebras dirão, numa cálida unanimidade: 'Pelé'." (…) "Do esquimó ao chinês, do russo ao alemão, do patagônio ao egípcio, todos acham que Pelé realmente é o grande craque do presente, do passado e do futuro."
Nelson Rodrigues, escritor
"Posso ser um novo Di Stéfano, mas não posso ser um novo Pelé. Ele é o único que ultrapassa os limites da lógica."
Johan Cruyff, craque da Holanda
"Jogava com grande objetividade. Seu futebol não admitia excessos, enfeites nem faltas. Ele quase não fazia embaixadas, não driblava para os lados, mas sempre em direção ao gol. Quando tentavam derrubá-lo, não caía, devido à sua estupenda massa muscular e equilíbrio."
Tostão, ex-jogador que teve a honra de jogar ao lado de Pelé, atualmente é cronista esportivo.
"Pelé foi um jogador excepcional, estupendo. Nós, brasileiros, devemos dar graças a Deus por ele ter nascido aqui." Zico, ex-jogador
FONTE: PORTAL DE NOTICAS; "UM DOIS ESPORTES" -